fbpx

Estratégia é uma ideia bem difícil de definir. Eu gosto de pensar que é o oposto do que se falava naquele livro/filme “O segredo”. Lá, bastava você desejar algo com força que o universo iria trazer para você magicamente.

Então, estratégia na vida real funciona do jeito exatamente oposto. Você precisa fazer algo. E, ao contrário de O Segredo, uma boa estratégia funciona lindamente.

Estratégia em vídeo

Afinal, o que é estratégia?

Você já deve saber que a palavra tem uma forte associação com guerras, batalhas e comandantes militares. Isso por que ela vem do grego antigo em que significava literalmente “comandar uma tropa“. Era esse o significado.

Mas hoje o termo é bem mais abrangente.

A explicação mais comum é que estratégia se trata de um plano geral para atingir um ou mais objetivos. É o que você vai encontrar na Wikipedia.

Por exemplo, a estratégia para pagar as contas de uma casa normalmente inclui um emprego que paga um salário. Então seu plano se trata de trocar seu tempo útil por dinheiro e dessa forma viver sua vida, pagar suas contas, etc.

E isso você já sabia. Mas como criar uma estratégia que torne minha vida melhor e mais significativa?

Passo a passo para criar uma estratégia de vida

Eu gosto de dividir toda estratégia em 4 passos. Não é ciência de foguete, se você pesquisar a ferramenta de administração PDCA irá ver que é exatamente assim que funciona. Outras metodologias também se baseiam nisso, como Startup Enxuta e até o Scrum

O primeiro passo é saber o que você quer, uma meta. Afinal, o que você quer da sua vida ou do seu negócio? Você pode querer ter uma casa própria, ter filhos lindos ou mesmo unificar um país. São todos objetivos perfeitamente aceitáveis.

E por incrível que pareça, nem todo mundo sabe o que quer. Ou então quer muitas coisas a tal ponto que não consegue se concentrar. Isso é bem comum.

Uma boa meta inclui um objetivo atingível, que depende só de você, e um prazo realista. Por exemplo, quero emagrecer 10 quilos até o final do ano. A meta é realista se estivermos em janeiro, mas difícil de cumprir se for novembro.

Agora que você sabe o que você quer, você precisa pensar em como vai fazer.

O segundo passo é elaborar mais de um plano. Sim, mais de um. No caso de comprar uma casa própria você pode por exemplo decidir viver em um aluguel baratíssimo, morar de favor, na rua, passar alguns anos trabalhando em cruzeiros para economizar tudo o que for possível até conseguir ter o montante para comprar seu lar.

Ou você pode financiar tudo de uma vez usando subsídio do governo e se endividando por 35 anos.

Nesse ponto você deve comparar as várias possibilidades e pesar qual é mais interessante para você.

Estabeleça critérios objetivos para comparar os planos. Coisas como facilidade para fazer, interesse e necessidade. Afinal, você pode estar precisando de uma casa nova agora e não daqui a 15 anos.

Um casal jovem talvez prefira economizar o máximo até poder comprar seu imóvel e então ter filhos. Ou se já estão planejando filhos, pode preferir financiar o máximo possível.

O importante nessa segunda etapa é comparar as várias formas possíveis de chegar no seu resultado. E escolher qual será o primeiro plano a ser seguido.

O terceiro passo é a ação. Agora chega de pensar e está na hora de tirar a bunda da cadeira, desligar a Netflix e começar a agir.

Se você quer comprar uma casa, comece a economizar conforme seu plano. Se você quer ser magra, comece o regime que você considera mais adequado. Comece. Faça. Agora.

O quarto passo é o mais difícil. É a etapa de controle. É onde maior parte das pessoas se perde. Pense assim, seu regime está funcionando? Você está perdendo peso? Está conseguindo economizar como planejava?

Não seja pessimista com o controle. Ele é bom e seu amigo. O seu problema na verdade é seu plano que é ruim ou está sendo mal executado. 

Muitas pessoas abandonam sua estratégia quando percebem que não irão conseguir chegar no objetivo. Ao invés disso, troque de plano! O regime não está funcionando? Troque de regime. Seu político preferido não acabou com a corrupção? Troque de político!

Não se apegue a coisas. Apegue-se aos seus sonhos e objetivos!

Uma boa frequência de controle é mensal, mas cada estratégia tem uma forma ideal de fazer.

Fazer um plano não é uma estratégia. A estratégia e ter múltiplos planos

Muitas pessoas se enganam e confundem estratégia com o plano. Mas o plano você pode trocar infinitas vezes antes de abandonar seus sonhos, seus objetivos e metas.

3 dicas para melhorar sua estratégia

Agora que definimos como funciona estratégia de forma geral, vou dar algumas dicas de estratégias úteis para a sua vida e seu negócio.

Primeira dica: não dependa de apenas um plano

Nunca, nunca, nunca mesmo coloque todas suas fichas em apenas uma jogada. Por melhor que seja, tudo tem risco. Um bom exemplo é daquelas pessoas que idolatram Lula ou Bolsonaro. Elas colocam todas suas esperanças no futuro na capacidade de uma pessoa. E ainda por cima é de outra pessoa!

É loucura!

Veja, se você pode – e deve – trocar de plano várias vezes até atingir o objetivo, então isso vale para tudo. Se o seu restaurante não está mais dando lucro e você não sabe mais o que fazer, é um erro afundar todas suas economias ou até se endividar para salvar.

O objetivo de um negócio é pagar suas contas e manter sua família, se ele não está fazendo isso então é hora de trocar o plano, buscar um emprego ou mudar de ramo.

Normalmente é pior você se afundar a um plano ruim do que trocar de ideia e fazer outra coisa.

O fato é que os anos passam voando e logo as coisas mudam.

Segunda dica: nunca arrisque o que você não pode perder

Lembra do caso de MC Kevin que caiu de uma sacada em uma pegadinha dos amigos dele? Pois bem, ele arriscou a vida dele em uma brincadeira e morreu. A melhor estratégia do mundo acaba quando você morre.

Não tem sentido um plano lindo e maravilhoso em que você tem 0,1% de chance de morrer antes de completar. 

Se você só tem mil reais, não pode arriscar isso de forma alguma. Tem que dar um jeito de se virar de outra forma.

Terceira dica: nunca faça algo que não vá se orgulhar.

Essa é uma dica importantíssima. Muitas pessoas às vezes fazem planos que não lhe dão orgulho. Fazem negócios com pessoas desonestas, mentem, enganam parentes e amigos, ou até roubam. Sem querer entrar na questão moral disso, meu ponto é que cada um deveria fazer apenas o terá orgulho de ter feito.

Comprar uma casa para sua família com dinheiro de estelionato ainda é estelionato. E raras pessoas se orgulham de serem criminosas.

Tenha orgulho se você comprou sua casa limpando a casa dos outros. Tenha orgulho que emagreceu enquanto fazia entregas do ifood e rappi de bicicleta. Não importa o que você faça, desde que fique satisfeito com o que fez.

A vida é uma maratona e o caminho é muito mais importante que o destino. Os fins raramente justificam os meios. 

Conclusão: estratégia serve para tudo

Você já deve ter percebido que a estratégia é um processo que serve para tudo e qualquer coisa certo. Não é “planejar”, ao contrário é executar de forma sempre melhor.

  • Seu primeiro plano para emagrecer talvez seja uma porcaria.
  • O segundo plano para emagrecer só atingiu metade da meta. 
  • O terceiro plano te deu pressão alta e você teve que abandonar.
  • O quarto plano era meia boca, você só perdeu 1 quilo.
  • E aí você decidiu rever o primeiro plano e tentar novamente, com alguns ajustes. E tudo deu certo. Você atingiu sua meta.

Sua meta de emagrecer nunca mudou. Seu plano sim. Isso é uma boa estratégia que vale para tudo. 

Tudo o que é importante para você pode ficar melhor se você pensar estrategicamente. Então para que serve estratégia? Serve para você chegar onde deseja, conquistar o que sonha e que consiga buscar a felicidade do seu jeito.

Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *